Diretor de Chopping Mall acusa Agents of SHIELD de plágio

 Diretor de Chopping Mall acusa Agents of SHIELD de plágio

Nessa última quinta feira, o antigo dono de Chopping Mall, Jim Wynorski, escreveu uma mensagem ao produtor da Marvel TV, acusando o último episódio da série, “The Totally Excellent Adventures of Mack and the D” (A Fantástica e Excelente aventura de Mack e D), de plágio, já que a série usou muitas coisas que existiam no filme, durante o episódio.

Segue a tradução do que foi postado pelo mesmo, em seu Facebook:


“Eis minha carta (agora aberta) para o produtor de Agents of SHIELD, Chris Cheramie (ainda sem resposta):

Chris Cheramie,
Como co-roteirista e ex-dono do filme cult Chopping Mall, fiquei surpreso com o episódio de ontem à noite de sua série de TV da ABC, Agents of SHIELD. As muitas comparações entre o meu filme e o seu episódio foram mais do que óbvias. No meu, um grupo de jovens se vê preso em um shopping com três robôs mortais a laser. No seu, um grupo de jovens encontra-se preso em um labirinto subterrâneo com três robôs mortais a laser. Meus robôs disparam intensos raios laser rosa – os seus fazem o mesmo. Meus robôs têm aproximadamente um metro e meio de altura e rolam por rodas/engrenagens, os seus fazem o mesmo. Meus robôs têm uma engrenagem principal distinta, projetada pelo especialista em efeitos especiais e vencedor do Oscar, Robert Short, seus robôs possuem uma engrenagem principal distintiva modelada igual- e quero dizer, IGUAL – dos robôs do Chopping Mall.


O que estou dizendo é o seguinte: se você queria fazer uma referência a Chopping Mall, por que não me informar pelo menos, talvez até me deixasse dirigir o episódio. Como fã de quadrinhos e filmes da Marvel, quero que sua empresa tenha sucesso – mas não quando os responsáveis tentam se divertir plagiando demais o trabalho duro criativo de outras pessoas.
Então, antes de tomar qualquer outra ação, pensei em te dar a chance de você se explicar. Tenho certeza de que um homem ocupado como você não tem tempo para supervisionar o trabalho diário dos editores de histórias e equipes de produção, mas no final – as pessoas sob seu comando fizeram a coisa errada.


Espero receber uma resposta sua, quando for conveniente.
Jim Wynorski.”

De fato, a série usou muitos elementos semelhantes e/ou até iguais as do filme, mas segundo entrevistas com o roteirista e diretor do episódio, incluindo até os criadores da série M e Jed, a ideia deles era somente fazer uma referência ao filme, até porque na 4ª temporada, Mack já havia feito isso, mas somente citando o tal.



Além dos robôs, alguns comentários no Twitter e em outras matérias comentam sobre a relação de como houve a morte de um dos membro do Esquadrão Deke.

Não sabemos como funciona toda a parte burocrática, se realmente tentaram entrar em contato com o produtor do filme, e também ainda não vimos nenhuma resposta do pessoal da série, perante ao ocorrido. Mas claramente a ideia deles era fazer somente uma homenagem ao filme, lançado nos anos 80, assim como muitas outras referências durante esse episódio.


O próximo episódio vai ao ar quarta-feira, dia 15, às 23h (horário de Brasília), na ABC. Confira a promo abaixo.


Veja também