As transições tecnológicas dos aviões da SHIELD

 As transições tecnológicas dos aviões da SHIELD

Durante as duas primeiras temporadas de Agents of SHIELD os telespectadores se depararam com uma modificação de um avião Globemaster usado pela equipe da SHIELD para fazer suas missões. Mas, no meio da 2 temporada, o avião, carinhosamente apelidado na série de “Bus” (“Ônibus”) foi destruído quando a equipe estava tentando combater a Hidra.

A cena impressionante da destruição do Ônibus rendeu uma indicação para Agents of SHIELD ao Emmy, mas infelizmente não ganhou. Quando a série retornou na 3 Temporada, um novo avião foi apresentado para os telespectadores. Apelidado de Zephyr One, o avião foi inteiramente feito pela equipe técnica de SHIELD e sofreu algumas modificações desde então.


Em uma entrevista exclusiva ao nosso site, Mark Kolpack, responsável pelos efeitos visuais de SHIELD nos detalhou um pouco como foi trabalhar com o Ônibus e a transição ao Zephyr One.


“O ônibus era uma modificação de um C-7 Globemaster que adquirimos e executamos as alterações necessárias. O Zephyr One foi um processo completamente diferente. O Zephyr One foi construído do zero. Passamos três semanas fazendo rascunhos ininterruptos até chegar no novo modelo. Nós, inclusive, nos aventuramos no 3D para criar um molde dele. Uma vez que os produtores executivos estavam satisfeitos com o rumo que tomamos, e estávamos perto de finalizá-lo, Joshua James Shaw interveio e refinou alguns detalhes dos nossos desenhos, então começamos o processo mais longo de modelagem do avião em 3D. Três artistas trabalharam durante seis semanas para construí-lo. Os detalhes do motor tiveram que ser aperfeiçoados, assim como a engrenagem de aterrissagem, texturas de superfície do avião e daí em diante.”


Em seguida, Kolpack destacou um pouco mais sobre as especificações técnicas e no que o Zephyr One foi inspirado: ”A dimensão total da aeronave é de 76,2 metros de comprimento e 10,6 metros de altura na cabine, é um avião enorme. Cada pneu mede 1,5 metros de altura com 16 motores de voo horizontal e motores verticais (VTOL), dando a ele a capacidade de pairar. O que eu gosto é que ele reflete duas misturas de direção muito criativas. O corpo foi inspirado pela Ave de Rapina Romulana (de Jornada nas Estrelas) enquanto a cabeça foi inspirada pelo visual mais recente do Godzilla.”

Na época da entrevista, o Zephyr One era “apenas” um avião com grandes capacidades, desde então, o avião sofreu drásticas modificações no decorrer das temporadas de SHIELD. Durante a 5 Temporada, o avião recebeu uma modificação para conseguir sobreviver ao ambiente hostil do espaço, se tornando uma espaçonave. E, mais recentemente, o Zephyr sofreu uma modificação para ser capaz de viajar através do tempo.



Enquanto a primeira modificação teve uma ligação direta com o gravitonium, ainda não sabemos como o Zephyr é capaz de viajar pelo tempo, isso porque iremos descobrir quando SHIELD retornar na sua última missão com a sua 7º, e última temporada. A estreia está prevista para o dia 27 de maio nos Estados Unidos. No Brasil, ainda não temos previsão de estreia da nova temporada. A sinopse da 7 Temporada está disponível aqui. Confira a chamada:

Veja também